Conheça os tipos de bombas e como funciona

Conheça os tipos de bombas e como funciona

Algumas bombas de engrenagens possuem uma engrenagem de dentes excêntrico externos que gira em torno dos dentes de uma engrenagem interna.

As bombas hidráulicas são amplamente usadas na indústria e fazem parte de um sistema ainda maior, sendo uma parte que trabalha em conjunto com outras peças para funcionar. Esse dispositivo é também chamado de Máquina Hidráulica Operatriz, em outros termos, máquinas que recebem energia potencial e transformam parte desta potência em energia cinética (movimento) e energia de pressão (força).

Existem vários tipos de bombas hidráulicas de uso geral, a maioria dos quais com estreita tolerância de mecanismos rotativos que operam em velocidades baixas comparativamente. Confira alguns dos principais tipos de bombas hidráulicas abaixo:

  • Bombas de engrenagens
  • Bombas de parafuso
  • Bombas de deslocamento fixo de palhetas
  • Bombas radiais ou bombas axiais
  • Bombas de pistão

Os sistemas hidráulicos utilizam fluido comprimido para realizar um trabalho. O fluido utilizado é normalmente um óleo bastante fino, de um grau especial, que é bombeado para dentro do sistema com a finalidade de produzir pressão por vários tipos de bombas hidráulicas. Estas bombas têm, geralmente, os mecanismos rotativos com tolerâncias pequenas entre as partes móveis e os compartimentos. Em comparação com outros tipos de bombas, a maioria dos tipos de bombas hidráulicas também apresenta baixas velocidades de rotação.

Abaixo iremos explorar os 3 principais tipo de bombas hidráulicas

Bombas de Engrenagens

Um dos tipos mais comuns de bombas hidráulicas são os modelos de bombas de engrenagens. Estes dispositivos consistem de um par de engrenagens engrenadas que rodam no interior de um compartimento estreito. O óleo é introduzido de um lado do compartimento e é transportado em torno da área exterior entre os dentes de engrenagem e para fora do ponto de descarga no lado oposto. Algumas bombas de engrenagens contam com uma engrenagem de dentes excêntrico externos que gira em torno dos dentes de uma engrenagem interna. As bombas de engrenagens são geralmente eficientes e confiáveis, embora os modelos de bombas usadas podem ser muito ruidosos.

Bombas de Palheta

Bombas de palhetas são outro tipo de bomba hidráulica comum e apresentam um conjunto de palhetas constantemente ajustáveis montadas em um eixo excêntrico dentro de um compartimento fechado. Conforme o eixo se move ao redor da cobertura, as palhetas ajustam-se constantemente para manter suas pontas em contato com a superfície interna da caixa. O óleo é introduzido no compartimento e é transportado em torno dele, nas palhetas do ponto de descarga, onde é forçado a sair. Tipos de bombas hidráulicas de palhetas rotatórias são geralmente mais eficientes do que outras variações de bombas de engrenagens.

Bomba Hidráulica

Bombas de Parafuso

Um terceiro tipo de bomba hidráulica comumente utilizada é a bomba de parafuso. Estas bombas apresentam um par de engrenagens em espiral localizadas dentro de um cilindro fechado. Esta disposição funciona da mesma maneira como o parafuso de Arquimedes, com o óleo lubrificante sendo introduzido em uma extremidade do cilindro, onde é forçado ao longo do seu comprimento entre os dentes das engrenagens e as paredes do cilindro. Outros tipos de bombas hidráulicas de uso geral incluem as bombas de pistões radiais, bombas de pistão axial e bombas geradoras.

Conheça algumas aplicação das Bombas Hidráulicas

Assim como a variedade de bombas hidráulicas é grande, o mesmo acontece com as suas aplicações, tendo um amplo uso no ramo industrial.

Mas mesmo antes da era industrial, as bombas hidráulicas já eram muito usadas, como para usar os cata-ventos ou rodas d’água no bombeio do líquido para o consumo das cidades, bem como na irrigação e para o consumo animal.

Atualmente, suas aplicações são inúmeras, como nas bombas para:

  • Irrigação
  • Abastecimento de água
  • Abastecimento de gasolina
  • Sistemas de condicionamento de ar e refrigeração
  • Deslocamento de produtos químicos.

Elas também são úteis no combate a enchentes, serviços em embarcações e em demais processos industriais, entre outras funções.


Se precisa de mais informações sobre outros modelos de bombas, entre em contato pelo fone (19) 3269-3355 ou faça um comentário abaixo. Obrigado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *